Enem 2016 divulga gabarito na quarta; veja próximas etapas

• 07/11/2016

Enem 2016 divulga gabarito na quarta; veja próximas etapas

Divulgação das notas será no dia 19 de janeiro. Candidatos afetados por ocupações farão provas em dezembro.

Caderno de provas do primeiro dia do Enem 2016 (Foto: G1 )

O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta-feira (9), segundo divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem 2016 foi aplicado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país – exceto aos estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a reforma do ensino médio (veja mais informações abaixo).

O gabarito oficial será divulgado na página do Inep. As provas tiveram correção extraoficial no G1 (clique para ver a correção e o gabarito extraoficial das provas do sábado e do domingo).

Nesta segunda (7), o G1 terá um programa, às 13h, em que professores vão comentar as 10 questões mais polêmicas do exame.

Próximas etapas

Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro.

GIF mostra a abertura dos portões do segundo dia do Enem 2016 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (Foto: Flavio Moraes/G1)

Nos dias 3 e 4 de dezembro farão o exame os cerca de 271 mil candidatos que não puderam prestar a prova neste final de semana porque seus locais de prova seriam escolas que estão ocupadas.

O Enem deixou de ser aplicado em 405 locais por conta de ocupações em protesto à proposta de reforma do ensino médio e à emenda à Constituição (PEC) que institui um teto de gastos para a União. Dois outros locais de prova também tiveram problemas por conta de uma mensagem enviada por engano pelo MEC adiando o exame para dezembro. Os locais de provas de dezembro devem sair na próxima semana.

Aviso do Inep confirma adiamento do Enem 2016 para participante. (Foto: Reprodução/G1)

Ainda não foi divulgada a data de abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Enem para distribuição de vagas em universidades públicas.

Além da seleção de vagas em universidades públicas, o Enem é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), em bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior por meio do Fies.

Presos, eliminados e abstenções

Onze pessoas foram presas neste domingo (6) em duas operações realizadas em 8 estados para combater fraudes contra o Enem. O delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni disse que todos os presos foram flagrados usando ponto eletrônico. Entretanto, não soube informar quantos estavam fazendo a prova e quantos passavam o gabarito.

Candidato de 34 anos do Enem é preso em flagrante por usar ponto eletrônico, em Fortaleza (Foto: Divulgação/PF)